Indaiatuba

São Paulo

+55 19 2516-5548

+55 11 9.7684-2864

  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp

Copyright © 2008/2020 Mauthe/Comm Creative Advice. Consulte nossa Política de Privacidade.
Os personagens Thagore™ e DAN2038™ são trademarks da Mauthe/Comm Creative Advice. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização por escrito.

Um segundo de animação tem quantos frames?

Texto adaptado de Marcelo Um


Antes de responder, vamos entender o que são frames em animação.


Para criar vídeos ou animação é necessário usar imagens continuas. Podem ser fotos, desenhos, imagens e etc. Cada imagem é chamada de frama ou quadro. Assim frames são imagens que passam consecutivamente e dão a impressão de movimentos ou animação.


Como os frames são vistos pelos?

O olho humano tem a capacidade de diferenciar quantos frames tem a animação. Um vídeo com uma taxa de frame menor que 12 imagens por segundo, o cérebro entende que são apenas imagens em alta velocidade. Para os olhos e o cérebro entenderem como movimentos é necessário ter 12 ou mais frames por segundo.


Frames a mais

Cada frame a mais causa uma animação mais natural, e fluida. Mas também será necessário mais tempo e custo de produção. Quanto mais frames, a renderização também aumenta.


Para termos uma ideia, os primeiros filmes usavam entre 16 e 20 frames por segundos. É o minimo necessário para causar uma sensação de movimento com qualidade. A utilização de 16 até 29 fps em vídeos era para economizar custos.


Animação com 12 frames, já passa a impressão de movimento. Com 24fps, além de passa impressão de movimento, deixa um desfoque, tornando o vídeo mais agradável.


Normalmente as animações seguem o padrão de 24 frames por segundo. Essa quantidade é usada para cinema, e a maioria das produções para televisão, DVDs, Blue Ray e etc.


Quando a animação é para televisão em NTSC, os frames caem para 23,976 fps. Uma pequena diferença para sincronizar a imagem e áudio no sistema NTSC.


Então seguimos o padrão de 24 frames por segundo em animação. Especialmente pelos nossos olhos já estarem acostumados com a taxa de 24fps, e a maioria das mídias atuais seguirem essa quantidade. Esse padrão também traz um desfoque natural em movimentos, que agradam ainda mais os olhos.


Claro que podemos criar vídeos com 12, 24, 30 ou mais frames. Tudo dependerá do objetivo que queremos atingir, do tempo que será desprendido e da verba disponível.

318 views