ID Visual e Padronização da Marca



Não adianta só você fazer o melhor hambúrguer, ou proporcionar o melhor serviço de escritório, ou ser a melhor empresa do setor, ou oferecer o produto mais desejado. É preciso que a sua empresa/produto/serviço tenha uma Identidade Visual bem planejada e bem produzida, agregando valor para que as pessoas possam realmente se lembrar e se conectar emocionalmente com ela. E esta tem que ser seguida à risca!


A padronização dos elementos de design, tanto impressos como digitais (cartão de visita, catálogo, banners, folders, site, newsletter, emailMKT, entre outros), é fundamental para que sua marca crie essa identidade e, consequentemente, o consumidor final se identifique com ela e lembre-se do seu produto/serviço, optando por ele.


A lembrança de seu público alvo é o bem mais precioso que uma empresa pode ter.

Quando alguém diz a palavra “McDonalds”, você certamente se lembra primeiro daquele símbolo amarelo sobre o fundo vermelho e só depois começa a pensar no hambúrguer. Ou quando alguém diz “Apple”, deve vir à sua mente o logo com a maçã para, só depois, vir à tona os sentimentos que você teve ao abrir a caixa do seu primeiro device.


Um bom exemplo de padronização gráfica são as empresas franquiadas. Em qualquer lugar do mundo onde quer que essa empresa esteja presente, você verá tudo da mesma maneira: a mesma utilização e aplicação de cores, o mesmo estilo de layout, a mesma tipografia e a mesma diagramação.


Para manter o padrão da empresa em todos os materiais gráficos, é necessário a utilização de um Manual de Identidade Visual. Nele, além dos aspectos relevantes para a marca, também estão contidas todas as informações necessárias sobre a tipologia, cores, aplicação de logomarca, utilização de elementos, etc.


Psicologicamente falando, a padronização faz com que os consumidores possam identificar com facilidade sua empresa/produto/serviço, para que, sempre que ele precisar, venha a imagem da sua empresa a mente dele. Sendo assim, a Identidade Visual também deve traduzir o que uma empresa deseja transmitir.


As emoções no consumidor são transmitidas através da imagem que a empresa tem no mercado e por suas cores (quentes ou frias), cada qual com suas interpretações e significados.

5 visualizações

Indaiatuba

São Paulo

+55 19 2516-5548

+55 11 9.7684-2864

  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba nossas notícias e novidades.

Copyright © 2008/2020 Mauthe/Comm Creative Advice - CNPJ 14.907.699/0001-82.

Rua Dom José, 781, casa 2 - Jd. Pau Preto - Indaiatuba - São Paulo.

Os personagens Thagore™ e DAN2038™ são trademarks da Mauthe/Comm Creative Advice
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização expressa.